26/02/2009

Tulsi - Ocimum tenuiflorum ou O. sanctum

O nome “Tulsi” significa “o incompáravel” em Sânscrito. Os extractos de Tulsi (também conhecida como Manjericão Sagrado) são usados em medicamentos ayurvédicos para constipações comuns, dores de cabeça, disordens do estômago, inflamações, doenças do coração, vários tipos de envenenamento e malária.

É conhecida por manter a saúde da garganta, peito e pulmões. De facto, ajuda a proteger o sistema respiratório por completo, aumentando a imunidade do corpo através do aumento da produção de anticorpos.

Pesquisas recentes sugerem que Tulsi pode ser um inibidor da enzima COX-2, tal como muitos analgésicos modernos, devido à significante quantidade de eugenol que possui.

Em vários estudos realizados concluiu-se tratar-se de uma planta antioxidante, que ajuda a aumentar a capacidade do corpo na luta contra os radicais livres assim como bastante eficaz na redução dos índices totais de colesterol e dos níveis de glucose no sangue (adequada para se usar na diabetes).

Tulsi também oferece uma protecção promissora contra cataratas e envenenamento por radiação.

É considerada um adaptogénico, que ajuda o corpo a libertar-se dos efeitos contínuos do stress e (re)equilibra a mente, o sistema nervoso e as emoções.