01/02/2009

Urtiga - Urtica Dioica

As urtigas contêm vitaminas K, C e do complexo B, provitamina A, carotenóides (β-caroteno e xantofila) e clorofila (2,5 a 3%). São muito ricas em sais minerais, especialmente em ferro, fósforo, cálcio, manganésio, potássio e silício, o que lhes confere uma acção remineralizante, anti-anémica e alcalinizante, diurética e depurativa.

Nos seus pelinhos encontramos histamina e acetilcolina (que intervêm activamente sobre os aparelhos circulatório e digestivo), ácido fórmico (útil no tratamento do reumatismo) e serotonina, (substância presente no cérebro que regula o humor, a ansiedade, o apetite e o sono, assim como a temperatura corporal e a actividade sexual e ainda a aprendizagem, a memória e a percepção sensorial).

Nas raízes encontram-se taninos, responsáveis pela acção adstringente e vasoconstrictora (contrai os vasos sanguíneos), anti-inflamatória, e hemostática (detém as hemorragias), hipoglicemiante (baixam nível de açúcar no sangue) e emoliente, devido às mucilagens (recomenda-se nas afecções crónicas da pele, especialmente em eczema, erupções, acne e queda de cabelo).